terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Pintando o móvel em casa - Criado mudo amarelo


O ano tá acabando, mas ainda tô em tempo de cumprir uma das promessas pendentes de 2013: mostrar o passo a passo da reforma do meu quarto.
Hoje vou mostrar como fiz pra mudar a cara do meu criado. E acho que cês vão entender melhor vendo as fotos do que lendo.
Então simbora galeris!

Esse era o meu criadinho, coitado, antes da reforma. Eu o amava, mas a parte de cima estava bem gasta e descascando depois de anos aturando copos de água sem um suporte por baixo - fica a dica aqui, porta copos são essenciais!





Antes de começar eu o lixei bem com lixa para madeira nº 100 para remover todo o verniz. Essa parte é a mais chatinha e dá um certo trabalho, mas não é nada absurdo como a maioria das pessoas imagina. Como a parte de cima do meu criado estava desgastada, eu na verdade meu namorado, usei uma chave de fenda para terminar de arrancar toda a madeira que estava soltando e depois lixei de novo, feito isso passei na parte que ficou mais baixa uma massa para madeira, deixei secar bem e dei mais uma lixada pra nivelar.
Feito isso, foi a hora de limpar bem a peça com uma flanela para remover a poeira, aplicar o selante e começar a pintura. As minhas escolhas de tinta foram essas:


Pra não correr o risco de haver alterações na cor da tinta, primeiro passei uma demão de tinta branca - seguindo as recomendações de diluição que vem na embalagem. Depois de esperar secar por 2 horas, comecei a pintar com a cor que escolhi, o Banana Madura da Coral. Pra cor ficar bacana e cobrir todos os espaços e detalhes que tinham no meu criado, tive que passar 3 demãos de tinta, mas acredito que se o seu móvel for mais plano com 2 demãos você consegue um resultado legal.
Eu e meu namorado nunca tínhamos pintado móvel nenhum na vida e o acabamento ficou muito bom, o que significa que você também consegue. E por mais que seja difícil acreditar o trabalho que você tem não é tão grande assim. Até porque dá pra você descansar muuito enquanto você espera o tempo de secagem da tinta.

E esse é o momento do tranananãm, vulgo resultado final:


A sequência completa que seguimos foi assim ó:

- Lixar todo o móvel e os seus mínimos detalhes;
- Arrancar a parte da madeira que estava estragada no tampo
- Passar Massa para madeira na parte que foi arrancada
- Depois da massa secar, lixar para nivelar o tampo
- Aplicar selante
- Passar uma mão de tinta branca
- Pintar a primeira camada da tinta amarela
- Pintar a segunda e terceira camada da tinta amarela
- Aplicar 2 demãos de verniz em spray dando um intervalo de 30 min em cada aplicação.

O intervalo para secagem da tinta entre uma demão e outra é de no mínimo 2h e eu recomendo esperar para não haver o risco de a tinta descascar ou manchar. Eu gastei 2 dias pra finalizar tudo, fiz em um final de semana e foi tranquilo, depois preferi esperar mais 2 dias pra colocar o criado de volta no meu quarto para a tinta secar bastante e o cheiro forte sumir.

2 comentários:

  1. Ficou lindinho, e apesar de não ser fã de amarelo, gostei dessa cor! To louca pra ver a decoração do teu quarto, deve estar bem bacana =)
    E sim, pintar móveis de madeira desse tipo é fácil. Vi minha irmã e mãe tendo esse mesmo trabalho para pintar um criado mudo (também de madeira) de cor de rosa. Ficou lindo o resultado!

    Beijos
    http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Laura! *-*
      Olha, esse aqui quase foi rosa rosa também, mas no final acabei pintando outra peça de rosa e sobrou o amarelo pra esse.
      Vou fazer o post com a reforma completa em breve (:
      Beijos!

      Excluir

E aí, meninxs
Gostaram do post? Acharam ruim? Dá pra melhorar? Te ajudei?
Me conta, vai!
Vou adorar te ouvir/ ler :)